Todo mundo sabe que o ovo é um bom alimento mas há muitos anos no centro de uma polêmica sobre o seu consumo. 

Existem alguns pesquisadores que dizem que só se pode comer no máximo 2 ovos por semana. Mas sabemos que a maioria que consome o ovo, apenas comes somente a clara. Só que infelizmente, a maioria dos nutrientes estão na gema e não na clara.

O ovo é um alimento tão rico para o nosso corpo e nossa mente de diversas formas, recheados de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. 

Um dos nutrientes mais importante é a Colina, que está presente em grande quantidade na gema, conhecida como “parte ouro do ovo”.  Este nutriente é percursor acetilcolina, um neuro transmissor responsável pela cognição e pelo aprendizado. Também está relacionado a atividades do sistema nervoso simpático, que normalmente age diminuindo os sintomas ativados pela ansiedade, como: Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, tensão dos músculos entre outros.

O ovo é conhecido também em aminoácidos triptofano, apesar de seus outros aminoácidos competirem em sua absorção no cérebro, mas o nutriente é em si percursor da serotonina, o hormônio do bem estar, que fica em baixa do organismo quando a ansiedade toma conta.

O ovo também é rico em vitaminas do complexo B, como: Tiamina, Niacina e Riboflavina, que se envolve no processo da sinapse, fazendo com que a ansiedade seja minimizada.

Outro nutriente relevante do ovo para a ansiedade é o selenium. Tem estudos que mostram que pessoas que tem na sua dieta diária a quantidade necessária de selenium (200 microgramas), se sentiram menos ansiosas e com mais disposição.

O ovo é um alimento muito interessante por causa dos seus nutrientes, principalmente para ajudar na ansiedade das pessoas, mas também ele é ótimo para diversos problemas de saúde.

Ou seja, comer apenas dois ovos por semana é bobagem. Existem estudos que demostram que pessoas que consumiram duas dúzias de ovos por dia, durante dois meses, não tiveram nenhuma alteração grandiosa e perigosa nos níveis de colesterol. Desbancando o mito que o ovo aumente o nosso colesterol.

O nosso corpo é inteligente, ele sabe controlar, se está recebendo mais, ele vai diminuir a produção de colesterol. O ovo é uns dos melhores alimentos para fornecer os aminoácidos que precisamos para uma saúde melhor.