A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

- Maçã cozida ou assada - útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia

- Maçã crua com casca - ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino

- Maçã crua sem casca - indicado para prender o intestino

- Suco de maçã - ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite

- Maçã desidratada - ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo.Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante.

- Chá de maçã - melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável

A maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem os seguintes beneficios para saúde:

- Diminuição do colesterol ruim;

- Controle da diabetes, porque tem baixo índice glicêmico;

- Ajuda a emagrecer, porque tem água e fibras que diminuem o apetite;

- Melhora a prisão de ventre, porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;

- Alivia as dores de gastrite e cicatriza úlceras gástricas, pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.

Uma forma fácil de consumir essa fruta é comer a maçã na sua forma natural, adicionar a maçã na salada de frutas ou fazer um suco.